Seja Bem-Vindo a Zanatta Estufas

Benefícios do morango para a saúde

63

Benefícios do morango para a saúde

As frutas desempenham um papel muito importante em nossa alimentação por serem uma fonte natural de vitaminas e minerais. Para uma vida mais saudável recomenda-se a ingestão de 3 a 4 porções de frutas ao dia. Nesse sentido, o morango destaca-se por ser uma fruta bem aceita tanto entre os adultos e pessoas mais velhas, quanto entre as crianças, as quais, de modo geral, são as mais difíceis de se convencer a consumirem frutas.

 

Qual a real importância do morango para a saúde?

De sabor adocicado a um tanto ácido, o morango é um fruto bastante versátil, podendo ser comido in natura ou então em sucos, saladas, sobremesas e tem até quem consuma em drinks. O fato é que essa fruta possui baixas calorias e é rica em vitaminas e minerais. Em especial, Vitamina C, que é um poderoso antioxidante e em manganês, o qual desempenha um importante papel na absorção do cálcio no nosso corpo.

Em quantidades menores, o morango tem ainda vitamina B6, E, ferro, potássio entre outros. Não é só pelo aspecto bonito que tem essa fruta, mas o morango possui propriedades que estimulam o apetite. Mas convenhamos, fica mesmo difícil comer só um. Confira mais propriedades e benefícios do morango para a saúde:

 

  • Rico em fibras solúveis, como a pectina, que auxiliam na diminuição do colesterol ruim (LDL).
  • Contém bioflavonóides, como a antocianina (que dá a coloração avermelhada) e o ácido elágico, substâncias que podem contribuir para evitar alguns tipos de câncer.
  • Um consumo regular do morango ajuda a prevenir a hipertensão.
  • Auxilia no combate a inflamações no corpo, como artrite, por conter quercetina e a catequina.
  • Pela ação antioxidante previne o envelhecimento precoce da pele.
  • Devido a vitamina C auxilia na regulação da imunidade.

 

E qual a melhor forma de consumi-lo? Claro que in natura, ou seja, sem um processamento. Contudo, algumas substâncias, como o ácido elágico não são destruídas pelo cozimento, sendo assim, geléias de morango ou outros derivados acabam sendo nutritivos. Porém, alguns, principalmente os antioxidantes, como a vitamina C acabam se perdendo. Nesse caso, até mesmo se for consumido in natura ou em sucos, ao cortar os morangos é recomendável que se consuma o quanto antes para preservar os antioxidantes.

Além disso, prefira sempre morangos livres de agrotóxicos. De modo geral os morangos de estufas são produzidos com uma baixa ou até mesmo nula quantidade de agrotóxicos.

Confira também as noticias relacionadas: Maior rentabilidade em cultivo de morango em ambiente protegido.  e 10 benefícios na produção de morango em estufas agrícolas

EnglishPortugueseSpanish