Seja Bem-Vindo a Zanatta Estufas

Cultivo de camarão longe do mar

55

Tradicionalmente o cultivo de camarão marinho consumido vêm da pesca ou então da criação em áreas próximas ao mar. Contudo, com o avanço das pesquisas, já é possível cultivá-los muito distante do mar e utilizando água doce!

Seria uma fórmula mágica? Bem, não existe mágica. O camarão marinho cultivado no Brasil é da espécie Litopenaues vannamei, a mais cultivada no mundo. Isso porque, possui ótimas taxas de crescimento e alta rusticidade. Podendo suportar uma ampla variação de salinidade e assim se adaptar e se desenvolver bem mesmo em águas com salinidade próximo a zero.

Aliado a isso, o ponto chave dos cultivos longe do mar é o correto balanço iônico. No sal da água do mar existe uma variedade de macro e microelementos que conferem um equilíbrio de sais dos quais o camarão necessita. Assim é necessário manter essa condição de “equilíbrio-iônico” quando o objetivo é o cultivo utilizando uma água que não seja marinha.

Por isso, em águas com um equilíbrio de sais e salinidade próximo a 10 o camarão pode desenvolver-se melhor do que com salinidade 30 e um incorreto balanço iônico. Haja visto que somente o sal de cozinha por exemplo (NaCl), pode nos dar tal salinidade.

Mercado de criação de camarão

Atualmente já existe no mercado algumas empresas que comercializam um concentrado de sais para iniciar o cultivo. Mas é importante sempre realizar uma análise da água utilizada para posteriormente fazer a salinização respeitando o balanço iônico. Além disso, é importante que essa água, uma vez salinizada, seja preservada para utilização em cultivos seguintes. O sistema de bioflocos com o uso de estufas é uma ótima alternativa para que haja zero descarte dessa água.

Para quem pensa em investir no cultivo de camarões, mas esbarra no alto custo dos terrenos em áreas litorâneas. Essa alternativa surge como um interessante nicho de mercado, uma vez que o produtor pode comercializar esse produto para restaurantes locais por exemplo, com valor agregado de um produto fresco.

Além disso, o camarão já é considerado uma commodity, o que anima ainda mais quem quer investir na atividade, pois é um produto com considerável rentabilidade. Outro fato é que as importações são proibidas no país e a produção interna não consegue atender a crescente demanda.

E para ficar ainda melhor, nós projetamos estufas dedicadas especialmente a essa atividade, é a linha ZanaAcqua. São estufas de formato retangular e circular, já aprovadas pelos nossos clientes. Clique aqui para saber mais. Para dúvidas e orçamento entre em contato conosco, possuímos representantes em diversas regiões do Brasil para melhor lhe atender.

Confira também os 10 maiores benefícios em produzir camarão em estufas!

EnglishPortugueseSpanish