Seja Bem-Vindo a Zanatta Estufas

cultivo protegido de hidroponia

Cuidados que devemos ter no cultivo protegido de hidroponia

60

Cuidados que devemos ter no cultivo protegido de hidroponia

Muito provavelmente você já comeu algum produto cultivado em sistema hidropônico. Isso porque, essa técnica de cultivo tem se espalhado rapidamente entre os produtores. Em especial, para produtores de hortaliças como alface, agrião, chicória e até mesmo temperos, como salsa e cebolinha verde. Tem até produtor ganhando dinheiro com hidroponia de morangos.

A hidroponia difere-se do cultivo tradicional por não fazer o uso de terra. As plantas ficam em contato com uma água rica em nutrientes e retiram o que necessitam para seu desenvolvimento. O sistema de cultivo mais tradicional no Brasil é a técnica de fluxo laminar ou NFT (Nutrient Film Technique) como é chamada. Nesse sistema a solução nutritiva é recirculada constantemente e as plantas ficam apoiadas em uma estrutura de canais, que pode ser feita com cano PVC. Após ser bombeada de um tanque matriz para esses canais, em um fluxo bastante lento, com uma fina camada de água passando por todas as raízes, a solução nutritiva retorna por gravidade ao tanque onde será bombeada novamente.

Os produtos hidropônicos diferenciam-se principalmente pela apresentação, uma vez que cultivados longe do chão, sem o contato com a terra, ficam mais limpos. Para a venda a raiz é mantida, por isso as plantas cultivadas em hidroponia têm um tempo de prateleira maior. Isso tudo culmina em um maior valor agregado nesses produtos, trazendo maior rentabilidade ao produtor.

Porém, no cultivo protegido de hidroponia são necessários alguns cuidados essenciais e nós separamos alguns para você:

 

Solução nutritiva

Todos nutrientes que a planta precisa para crescer saudável estão nesta solução, portanto, esse cuidado é um dos mais importantes. Porém, não basta somente colocar os nutrientes, é necessário dosar de forma correta as quantidades e se assegurar de adquirir nutrientes de boa qualidade. Tanto a falta quanto o excesso podem ser mais prejudiciais às plantas neste sistema do que no sistema tradicional.

 

Sistema protegido

Além de uma solução nutritiva ideal, as plantas necessitam de um local protegido para terem um melhor desenvolvimento. Sistemas fechados proporcionam uma série de vantagens que são boas tanto para as plantas quanto para o produtor. O produtor passará a ter mais renda com produtos mais atraentes. E também reduzidas perdas da produção por eventos ambientais, como chuvas, granizos, ventos e geadas. As estufam proporcionam um microclima ideal para cada tipo de planta. Clique para conhecer as estufas que recomendamos para o cultivo hidropônico de hortaliças, tomate e morango.

 

Conhecimento

Os conhecimentos básicos acerca do sistema são essenciais para que você saiba os manejos diários que deve seguir, bem como, controlar certos parâmetros como o pH da água e condutividade, além disso, quando as plantas estão com falta de algum nutriente por exemplo, podem começar a apresentar alguns sinais e é importante que você compreenda para agir rápido na solução. A clorose em pontas das folhas por exemplo, pode indicar falta de potássio, que se não corrigido, atinge a folha toda. É um aprendizado contínuo.

 

Precaução

O sistema hidropônico NFT depende de energia elétrica para que a solução nutritiva seja bombeada constantemente e mantenha sempre as plantas em contato com a solução. Assim, se na região a qual você deseja implantar o sistema é comum quedas de energia, inclua em seu projeto um gerador ou outro sistema de emergência que mantenha o sistema rodando.

 

Investimento

Para montar esse sistema em escala comercial o investimento inicial é superior ao sistema tradicional. Mas, o cultivo protegido oferece inúmeras vantagens, como por exemplo:

  • Fornecimento constante do produto
  • Não necessita a rotação de culturas
  • Maior produtividade e maior valor agregado ao produto.
EnglishPortugueseSpanish