Seja Bem-Vindo a Zanatta Estufas

9 pontos fortes do cultivo hidropônico em estufas:

64

9 pontos fortes do cultivo hidropônico em estufas:

Já falamos aqui no blog sobre os cuidados que se deve ter com os cultivos hidropônicos.

Agora, falaremos um pouco sobre as vantagens desse sistema com o uso de estufas. Lembrando que, a hidroponia difere-se do cultivo tradicional por não fazer o uso de solo. Ao invés disso, as mudas das plantas ficam em contato com uma água rica em nutrientes e é dali que retiram o necessário para o seu desenvolvimento.

A cultivo hidropônico em estufas agrícolas oferece inúmeros benefícios, confira:

Melhor ergonomia

Diferente do sistema tradicional, onde os funcionários trabalham abaixados, na hidroponia o cultivo fica disposto em bancadas com pelo menos um metro de distância longe do chão e os funcionários podem trabalhar em pé, sem forçar a coluna.

Menor incidência de fungos e pragas

Muitos fungos e pragas já estão no próprio solo. Consequentemente, acabam passando para as plantas. Na hidroponia, além de não fazer uso de solo a estufa é um grande aliado, formando uma barreira de proteção contra a entrada de organismos indesejáveis que podem afetar o cultivo.

Maior tempo de prateleira

Com uma planta mais conservada pelo ambiente protegido e sendo retirada ainda com a raiz, o tempo de prateleira dos produtos hidropônicos costuma ser superior

Maior valor agregado

Os cultivos hidropônicos proporcionam um alimento visualmente mais limpo e com qualidade superior, por isso, seu preço é diferenciado. A mão de obra pode ser reduzida em mais de 50%, uma vez que não tem por exemplo o manejo de solo e o trabalho diário acaba tornando-se mais fácil.

Proximidade com a zona urbana

Essa é a tendência, que as produções sejam mais próximas do consumidor e o sistema hidropônico se encaixa bem esse quesito, uma vez que trabalhando com estufas o espaço para plantio pode ser menor e implementado em qualquer lugar, inclusive bem próximos aos centros consumidores.

Menor uso de água e insumos

Com um sistema fechado e mais controlado o uso de água e nutrientes passa a ser preciso, reduzindo em mais de 10 vezes o uso de água por dia.

Proteção contra eventos climáticos

Quem está na chuva é para se molhar, já dizia o ditado. Plantas do cultivo tradicional estão diretamente expostas as intempéries climáticas, podendo danificar as folhas e frutos do cultivo. Com uso de estufa as perdas por esses eventos são zero.

Cultivo o ano todo

O uso de estufas possibilita a hidroponia funcionar o ano todo, garantindo fornecimento do produto mesmo em épocas de estiagem, muitas chuvas, ou em épocas que o clima de modo geral não é favorável.

EnglishPortugueseSpanish