fbpx

Seja Bem-Vindo a Zanatta Estufas

EnglishPortugueseSpanish
mudas de citros

Produção de mudas de Citrus em sistema hidropônico

68

A origem do termo hidroponia deriva de duas palavras gregas: hidro, que significa água, e ponos, que significa trabalho. Desta maneira, o sistema hidropônico é realizado com o cultivo de plantas em meio a uma solução nutritiva.

Ressalta-se que plantas cultivadas hidroponicamente e plantas cultivadas no solo não apresentam diferenças fisiológicas. Isto ocorre porque o processo de absorção de nutrientes é o mesmo, sendo estes retirados de uma solução onde estão dissociados em íons.

Para alcançar a composição ideal da solução nutritiva são necessários estudos, levando em conta a concentração dos nutrientes, o sistema hidropônico utilizado, os fatores ambientais, a idade das plantas e a espécie que está sendo cultivada.

Quanto aos citros, alguns trabalhos e estudos mostram resultados satisfatórios, como é o caso de Oliveira (2006). Sendo assim, o aprimoramento de técnicas que permitam a utilização de sistemas com um menor número de recursos e a formação de mudas de maneira mais acelerada se torna um excelente negócio.

 

Mudas em hidroponia

A produção de mudas de citrus pela hidroponia vem favorecendo as plantas de elevada qualidade genética e sanitária, reduzindo também o tempo de produção e possibilitando um maior controle quanto às condições nutritivas e fitossanitárias.

O sistema de hidroponia realizado em citrus consiste na utilização de sacolas ou tubetes, onde as mudas ficam dispostas e imersas na solução nutritiva, o que resulta em um sistema radicular com menor possibilidade de ataque de pragas e doenças, além de ser totalmente isento de ervas daninhas, pois o sistema se encontra em meio estéril.

 

Cuidados no plantio hidropônico

A hidroponia exige alguns cuidados com o manejo, como: controle da temperatura para diminuir a incidência de doenças; manter boa qualidade da água da solução nutritiva; controlar o índice de condutividade elétrica da solução; manter o pH em uma faixa ideal; manter sempre a higienização e o controle das pessoas que circulam nos plantios hidropônicos; realizar sempre a limpeza dos tanques e dos dutos que a solução nutritiva está em contato, entre outras, para que, desta forma, a hidroponia se mostre uma prática eficiente, rentável e produtiva.

 

8 principais vantagens

O sistema de produção de mudas cítricas por hidroponia vem apresentando resultados muito satisfatórios aos produtores, pois possui uma maior produtividade quando comparado com sistemas tradicionais.

Isso se deve a diferentes fatores, como:

  • aumento da proteção da cultura a fitopatógenos (quando se utiliza do cultivo protegido) devido à maior higienização;
  • trabalha-se em bancadas, tornando o trabalho mais leve e limpo;
  • diminuição no uso de defensivos agrícolas;
  • uso racional da água do sistema, obtendo assim uma redução no seu consumo;
  • após a instalação pode ser mais econômico que os demais sistemas utilizados, tendo um retorno do investimento em um menor prazo de tempo, se comparado com os demais;
  • redução do uso de insumos;
  • utilização racional do espaço;
  • possibilidade do plantio e condução fora de época, tendo assim um maior controle sobre as mudas.

 

Desvantagens

Uma das principais desvantagens do sistema de produção de mudas por hidroponia é o alto custo de implantação do sistema, devido a fatores como: construção de estufa agrícola, necessidade de bancadas, mesas, sistemas hidráulicos elétricos, geradores de energia, entre outros gastos.

Se algo neste sistema não for bem projetado ou bem desenvolvido, pode representar perda da produção, já que o sistema depende do bom funcionamento de todos os pontos citados acima. Portanto, a boa manutenção se faz fundamental na hidroponia.

 

Funcionamento do sistema

O sistema de hidroponia para a produção de mudas cítricas não difere muito da implantação dos sistemas de produção atuais, que exige bombas, encanamentos, registros, etc.

A grande diferença neste tipo de produção é a necessidade da implantação/ adaptação do suporte que os tubetes ou sacolas estarão, pois é necessário que os mesmos fiquem imersos na solução nutritiva de maneira correta. Alguns sistemas também são montados sob telado antiafídeo.

Devemos lembrar que os sistemas hidropônicos são divididos entre os que possuem circulação da solução nutritiva, os chamados sistemas dinâmicos ou abertos, e os que não possuem circulação, chamados sistemas estáticos. Este, por não possuir um fluxo constante de solução nutritiva, necessita que seja feita maior manutenção e limpeza dos tanques.

Um dos sistemas mais conhecidos e utilizados de circulação dinâmica é o NTF, ou variações do mesmo. Funciona basicamente com um suporte (tanque/ piscina) para a solução nutritiva, canais onde a espécie cultivada ficará submersa, uma bomba responsável por promover a circulação da solução e um sistema que realiza o retorno da solução ao tanque.

 

Produtividade

É possível observar no plantio hidropônico de citrus uma melhor produtividade do que nos sistemas convencionais utilizados. Isto ocorre porque as mudas se encontram em um ambiente extremamente favorável, livres ou com um menor risco de serem afetadas por pragas e doenças.

Desta maneira, as mudas se apresentam ao produtor de uma forma mais vigorosa e nutricionalmente equilibradas, pois todas as demandas por nutrientes estarão sendo oferecidas constantemente e em equilíbrio. Assim, a somatória destes fatores proporciona uma rápida resposta após o plantio.

Vale ressaltar também que, com a melhor otimização do espaço de cultivo, o número de mudas produzidas por metro quadrado é até seis vezes maior no momento da repicagem e duas vezes maior na fase de terminação do porta-enxerto, em comparação com o sistema convencional.

Outro fato interessante é o tempo que a muda leva da semeadura até estar pronta para o plantio, sendo reduzido em torno de 130 dias (aproximadamente quatro meses) em relação à produção convencional.

Escrito por:
Revista Campo e Negócio

 

Confira também:

Importância da estufa para florestais e mudas

Leave Your Reply

Your email address will not be published.