Seja Bem-Vindo a Zanatta Estufas

Importância da estufa para florestais e mudas

61

Importância da estufa para florestais e mudas

A produção de mudas florestais, frutíferas ou de hortaliças é uma atividade de extrema relevância, tendo em vista ser este o primeiro passo na produção para obter o produto final desejado, que são as árvores e hortaliças adultas com aspecto bonito e saudável. Sendo assim, esse processo bem feito garante maior sucesso no cultivo, após transplantar as mudas no local de crescimento.

Com o apelo ambiental atual, os florestais têm ganhado mais atenção, uma vez que as mudas são utilizadas para reflorestamento de áreas novas ou degradadas. Auxiliando na recomposição da biodiversidade, o reflorestamento também melhora o solo, fixa carbono e contribui para mitigação das alterações climaticas. A produção de mudas florestais também é a base para garantir posteriormente a celulose, matéria prima do papel e outros produtos, para geração de energia, extração de compostos, entre outras tantas utilidades da madeira. Da mesma forma, a produção de mudas frutíferas e hortaliças também podem ter finalidade tanto social quanto econômica. A alface por exemplo, é uma das hortaliças mais presentes na mesa dos brasileiros.

Aceitação e saída de mercado

As mudas, portanto, tem ampla aceitação e saída de mercado. Para a garantia destes produtos de qualidade, independente do tipo, você deve escolher primeiramente o tipo de estrutura para cultivo. Atualmente o sistema protegido com uso de estufas é o mais recomendado para produção de mudas. Não somente para protege-las de chuvas, granizos e ventos, mas a estufa tem grande importância no desenvolvimento das mudas.

As sementes germinam sob uma temperatura ideal, sendo assim temperaturas elevadas ou inferiores pode reduzir a velocidade da germinação. Cada semente tem sua faixa ótima para esse processo. Qualquer alteração vai interferir de forma direta no desenvolvimento das estruturas iniciais, como a plântula, e por isso tem ação sob a velocidade na produção das mudas. A luz é outro fator fundamental que influencia na sobrevivência e desenvolvimento das mudas.

Para controlar esses dois fatores citados acima, a estufa é a estrutura ideal. Nesse ambiente é possível proporcionar um microclima adequado, ajustando-se a temperatura e também a luminosidade, características essas essenciais para a produção de mudas vigorosas a serem transplantadas para diferentes ambientes. Consequentemente, o uso de estufa proporciona um aumento da produtividade.

O tipo de estufa também é importante e nós temos três modelos de estufas ideais, ZannaLeve, ZannaTrel e ZannaShadow. Todas elas com estruturas resistentes e com cobertura plástica que bloqueia a radiação UV. Para dúvidas e orçamento entre em contato conosco, possuímos representantes em diversas regiões do Brasil para melhor lhe atender.

Comments

Comments are closed.

EnglishPortugueseSpanish