Seja Bem-Vindo a Zanatta Estufas

Produzir mudas, suas vantagens e para que ela serve.

Produzir mudas é uma técnica complementar na agricultura em cultivo protegido, realizada como forma de obter maior produtividade no primeiro período de crescimento das plantas. As mudas são facilmente produzidas e não possuem um alto custo de confecção. Para os produtores de grandes áreas e para aqueles que possuem uma plantação orgânica, o sistema de mudas é essencial para diminuir desperdício de sementes e desgaste do solo.

Como Funciona a Muda?

Para produzir mudas basta colocar as sementes e o substrato em pequenos recipientes e cuidar dessas pequenas plantas até o momento de transplantio, cerca de 30 dias após a colocação das sementes. O substrato, por ser preparado especialmente para a produção de mudas, faz com que a semente receba todos os nutrientes em quantidades exatas, proporcionando um crescimento uniforme e evitando a deficiência de algum elemento.

As mudas podem ser colocadas em bandejas específicas de isopor, em pequenos recipientes de plástico ou podem ser depositadas em copos feitos com papel jornal, de forma reciclável e sustentável.

Ao colocar a semente no substrato, deve-se irrigar constantemente e fornecer quantidades suficientes de oxigênio para que a planta possa se desenvolver livremente. Para isso, muitos agricultores tendem a colocar as mudas em diferentes tipos de estufa (importância de estufa agrícola para florestais e mudas), podendo assim ter um maior controle sobre o ambiente e evitando também o ataque de pragas como insetos e larvas.

Vantagens de Produzir Muda

Adquirir mudas de terceiros pode proporcionar dois problemas: o recebimento de uma muda sem garantia de organicidade e o alto valor cobrado por produtores. Sendo assim, produzir as próprias mudas é um processo vantajoso que garante o conhecimento acerca da procedência da planta do inicio ao fim do processo e que também proporciona uma economia de capital para futuros investimentos.

Geralmente, plantar diretamente no solo não é tão bom quanto utilizar mudas, pois além do trabalho em nutrir toda a terra e distribuir as sementes pelo campo, não há uma garantia de que todas irão florescer e muitas vezes a planta possui uma menor resistência às condições climáticas externas no inicio de seu processo de formação.

A produção de mudas faz com que apenas as sementes bem desenvolvidas sejam colocadas no solo, evitando o gasto com fertilizantes e agrotóxicos, além de manter o alimento orgânico e livre de toxinas, incentivando ainda mais a agricultura orgânica no Brasil.

A Importância da Muda na Agricultura Orgânica e Convencional

Além de garantir uma maior porcentagem com relação à produtividade, o uso de mudas em pequenas e grandes propriedades reduz a quantidade de defensivos agrícolas necessários durante o desenvolvimento, pois as plantas crescem com uma maior resistência e de maneira uniforme, evitando discrepâncias na plantação como um todo. Em plantios de melancia, por exemplo, o uso de mudas aumenta de 20% a 30% da produtividade.

O uso de produtos químicos na agricultura vem preocupando os setores de saúde, por isso a agricultura orgânica vem sendo desenvolvida e aprimorada com técnicas naturais como a utilização de mudas, para evitar a inserção de produtos químicos nos alimentos consumidos pela população.

Outra vantagem para os agricultores está na facilidade de manejo e transporte de mudas, pois uma vez armazenadas nos recipientes, podem ser transportadas para todos os lugares, tornando o comércio de mudas um ramo viável e aos poucos mais acessível para a agricultura orgânica e convencional.

Escrito por Thiago Tadeu Campos

EnglishPortugueseSpanish