Filme agrícola difusor
89 / 100

Filme Agrícola Difusor, quais as recomendações?

Nas últimas três décadas, observa-se uma crescente evolução nas técnicas de produção de filmes difusores de luz para serem utiliza- dos nas atividades agrícolas.

A técnica, que consiste na utilização de filmes difusores de luz para a cobertura de ambientes protegidos, é bastante aplicada no Brasil. Diversos tipos de materiais são utilizados para essa finalidade, os quais possuem aditivos que alteram a incidência dos raios solares, para dinamizar o processo de fotossíntese e a adequação das temperaturas.

Um filme plástico agrícola é chamado de difusor quando tem capacidade de difundir a luz, ou seja, de transformar os raios do sol em luz que se propaga em todas as direções, e quando sua turbidez é igual ou superior a 30% para espessuras entre 70 e 150 μm e a 35% para espessuras iguais ou superiores a 150 μm.

Ação

Os filmes difusores de luz possuem a capacidade de controlar a radiação solar e adequar a temperatura de acordo com o que é exigido pela cultura, porém, os estudos sobre este procedimento no Brasil ainda são escassos em relação às alterações que estes materiais causam sobre alguns elementos meteorológicos, entre os quais, o saldo de radiação, a temperatura e a umidade relativa do ar.

As culturas mais utilizadas em ambiente protegido são pimentão, tomate, pepino e alface. Esta estratégia de cobertura plástica do solo tem um importante papel na produção agrícola, pois protege o solo contra condições adversas de clima, mantendo a sua estrutura preservada, controlando a umidade e impedindo a propagação de plantas daninhas na cultura. Porém, os filmes difusores alteram algumas propriedades da região em estudo, como a temperatura do solo, no qual a amplitude varia conforme a capacidade de absorção e de condutividade térmica do material utilizado.

Benefícios

Pesquisadores procuram materiais que possam permitir a maior passagem de luz difusa, com menos sombras.

O filme agrícola difusor eleva o percentual (cerca de 60%) de luz difusa que é emitida para dentro do ambiente protegido, contribuindo com a melhoria da distribuição de luz sem que haja grandes perdas na transmissão da luz. Além disso, potencializa o processo fotossintético e, consequentemente, eleva a umidade do ar e diminui a temperatura do ambiente protegido durante o dia em até três graus, ou seja, eliminando qualquer sombra presente na estufa.

Os plásticos difusores, telas de sombreamento ou fotoconversoras, são considerados obstáculos físicos que possibilitam a alteração dos raios solares que incidem sobre a cultura. Essa alteração influencia diretamente no crescimento, na produção e no florescimento.

A temperatura, umidade e a ação dos ventos estimula a perda de água da planta, sendo a radiação solar o principal fator responsável por estes processos. Porém, também fornece a energia requisitada para o aquecimento, evaporação e transpiração das plantas. Desta forma, os filmes difusores são de grande importância, pois apenas parte da radiação solar é transmitida para dento do ambiente.

Assim, a quantidade de luz e energia é reduzida, muito diferente quando comparada a uma cultura a céu aberto.

Produtividade

Quando se trata de produtividade, o uso de Filme Agrícola Difusor de luz tem se mostrado muito eficiente, elevando a produtividade e qualidade dos produtos, permitindo a produção fora da época e garantindo aos consumidores um bom preço.

A proteção com filmes e telas atenua a radiação direta dos raios do sol sobre o vegetal e diminui os danos aos tecidos das plantas em estado juvenil.

Esses ambientes propiciam melhores condições para a formação das mudas, fase essencial para o sucesso no canteiro de produção, assim como pro- movem condições de cultivo em qualquer época do ano.

Filme agrícola difusor

Para as hortaliças

A utilização de filmes difusores é muito importante no cultivo de hortaliças. A radiação solar, quando incide sobre a cultura, provoca áreas sombreadas, e isto faz com que as folhas mais baixas não recebam a luz solar, diminuindo as taxas fotossintéticas e prejudicando o crescimento dessa planta.

Porém, com o uso de coberturas que difundem a luz solar, distribuindo de forma proveitosa a luz direta, as folhas mais baixas conseguem obter maiores taxas fotossintéticas, elevando o desempenho da cultura.

A quantidade de luz solar transmitida irá variar de acordo com a posição e com o ângulo de incidência da radiação solar. Muitos agricultores relatam o fato de não utilizar filmes difusores em decorrência do custo inicial para a implantação. Porém, quem de fato utiliza o sistema afirma que o custo-benefício varia de acordo com cada cultura, e que o uso desta técnica é muito vantajoso. O investimento inicial é pago no decorrer de um ano de produção.

Manejo

Ao instalar qualquer filme difusor, é recomendado que isto seja feito no início da manhã ou final da tarde, para evitar que a ação dos ventos dificulte o processo e também a leitura dos manuais, onde constam todos os detalhes próprios do material.

Deve-se dar atenção especial às bobinas dos filmes, pois estas devem ser guardadas na posição horizontal e jamais podem ser arrastadas, batidas ou jogadas durante seu transporte.

O manejo deve ser realizado priorizando manter a temperatura relativamente próxima à ideal da espécie implantada, pois quando estes ambientes são alterados, as maiores mudanças de temperaturas ocorrem no período mais quente do dia, afetando as temperaturas máximas.

O ambiente protegido deve sempre estar nas condições climáticas exigidas pela cultura, para se obter o máximo de produtividade. Uma das culturas mais beneficiadas pela técnica é o pimentão, que é exigente em temperatura, umidade e luminosidade. Portanto, o cultivo em ambiente protegido interfere diretamente no seu desenvolvimento.

Mais cuidados

Além das características de cada região, é preciso observar o local adequado para a instalação da estrutura, pois o Brasil apresenta uma grande variedade de climas de acordo com cada região, que vão desde o subtropical ao tropical. Em algumas situações, o local pode atrapalhar, pois temperatura e alta umidade são fatores limitantes para a cobertura com Filme Agrícola Difusor.

filme plástico agrícola

 

Tela Antiafídeo impede doenças no viveiro de mudas de Citrus

Conheça o nossa loja online.
Siga-nos em nossas mídias socias: Facebook | Instagram.

Filme Agrícola Difusor – Filme Agrícola Difusor – Filme Agrícola Difusor – Filme Agrícola Difusor – Filme Agrícola Difusor

Filme Plástico Agrícola

Filme Plástico Agrícola – Filme Plástico Agrícola – Filme Plástico Agrícola – Filme Plástico Agrícola – Filme Plástico Agrícola – 

EnglishPortugueseSpanish