sistema certo de produzir morango
80 / 100

Morango Semi-Hidropônico, como funciona o cultivo suspenso

O sistema semi-hidroponico de cultivo pode ser melhor definido como hidropônico em substrato ou sistema. A aplicação da solução de nutrientes se dá por sistema de gotejamento. A coleta da solução drenada após passar pelas raizes e substrato é de suma importância, tanto para evitar impactos ambientais e melhor manejo fitossanitário no cultivo protegido, assim como para monitorar o estado nutricional das plantas, uma vez que a coleta desta  solução é uma forma de monitorar e proceder o manejo nutricional da cultura, tais como adubação, pela avaliação da condutividade elétrica, como o controle do pH do meio.

Assim sendo, a hidroponia em substrato, em função de suas vantagens, caracteriza-se por um sistema de cultivo em ampla expansão para o morangueiro e, de certa forma, para as hortaliças frutíferas, como o tomate, pimentão e pepino.

Beneficios

Por ser um sistema hidropônico, ele agrega inúmeras vantagens, tais como melhor equilíbrio nutricional e aumento do ciclo produtivo do morango, como aumento da produção e produtividade.

Um dos fatores a ser avaliado é o reuso do substrato, por dois a três anos, uma vez que o custo da produção esta atrelado à renovação do substrato e aquisição de mudas, os quais impactam diretamente, assim como carecem de janelas de compra, necessitando de um cronograma para a renovação de ciclo cultural.

O morango

Por serem as plantas mais equilibradas, cultivar morango em sistema hidropônico com substrato pode agregar muito valor ao produto, por possibilitar a produtor a alteração de flavor, tamanho e ciclo da fruta, em função não somente do manejo nutricional, mas também da escolha adequada das variedades a serem plantadas.

Manejo

Cuidados na escolha da estufas agrícola são fundamentais pois a alteração da temperatura desse ambiente fará com que a planta responda de forma diferente ao esperado, com aumento do ciclo vegetativo. Assim as estufas devem ser projetadas com pé direito adequado, módulos e vãos bem dimensionados.

O fechamento com tela deve ser elaborado com cuidado, pois quando mal dimensionado, pode favorecer a baixa polinização da cultura, assim como o aumento da UR%, o que pode levar a disseminação de Botrytis cinérea, fungo que pode causar perdas significativas ao produtor de morango. Quanto ao sistema, a recomendação atual é pelo recolhimento da solução nutritiva, assim, sistemas que favoreçam este aspecto são preferíveis. A escolha do substrato é fundamental, assim como os recipientes para armazenar-los. Atualmente, o uso é direcionado para os salas.

Quanto ao sistema, a recomendação atual é pelo recolhimento da solução nutritiva, assim, sistemas que favoreçam este aspecto são preferíveis. A escolha do substrato é fundamental, assim como os recipientes para armazená-los. Atualmente, o uso é direcionado para os slabs.

É fundamental que a irrigação seja bem dimensionada, sendo recomendável o uso de emissores com autorregulação de vazão. A filtração da água e fertilizantes deve ser controlada, pois entupimentos são indesejáveis

Mudas

A escolha da muda em função do microclima possui aspecto agronômico relevante, e fará toda a diferença uma escolha regional adequada. O plantio destas mudas, que são comercializadas na forma de estolões, merece atenção especial, pois os primeiros 30 dias são críticos para a formação dos talhões. Em especifico, atenção especial deve ser dada ao período de enraizamento formação das folhas e rustificação das mudas. A mudança de balanço entre nutrientes, tais como: N, Ca , Mg, K e B é inexorável de acordo com os estádios, uma vez que o balanço adequado na floração e na frutificação determinará a produtividade, seja ela por planta ou em toneladas por hectare.

De modo geral, a associação efetiva de controle no manejo (nutricional, de irrigação, fitossanitário) associada aos tratos culturais (podas sucessivas, polinização e retirada de estolões) fará com que o produtor tenha sucesso no cultivo do morangueiro em hidroponia em substrato.

morango semi-hidroponico

Produtividade

O cultivo do morangueiro hidropônico tem se caracterizado por apresentar produtividades superiores ao morangueiro cultivando a campo não somente pelo ganho em produtividade (25 a 30%), mas  pela qualidade do fruto, tanto em peso e calibre quanto pelo ganho de flavor. Mas, o que se destaca é o aumento do ciclo produtivo, podendo se estender por quase todo o ano em algumas regiões do Brasil. é verdade que a cultura apresenta, em alguns momentos, redução na produção de flores, culminando em periodos curtos de entressafra, porém, com retomada a curto prazo dos ciclões produtivos.

Estes ciclos podem se estender por ate três anos consecutivos. Existem relatos de produtões na região da Chapada Diamantina que estão entrando no quarto ano produtivo, sem a necessidade de renovação da cultura (mudas + substratos). Este é um fator relevante de valor agregado, além de impactar positivamente no custo de produção desta cultura.

Desafios

Erros de manejo, tais como: o não monitoramento da EC e do pH no substrato, a partir da avaliação da solução drenada;  o excesso de irrigação ou o desajuste desta, favorecendo tanto a lavagem do substrato quanto a salinização do mesmo; o ineficiente controle de pragas, como ácaros e doenças, como o Botrytis Cinerea, podem ser fatais para o cultivo.

Erro na manutenção do sistema de filtragem, com aumento do entupimento e necessidade de substituição da irrigação; o não conhecimento adequado da química de soluções, com o favorecimento da formação de precipitados insolúveis, causando danos físicos ao sistema de irrigação e nutricionais ao plantio, com significativa deficiência de Ca, P e Mg podem ser evitados a partir de muito trabalho e constante pesquisa.

Como agregar à técnica

O uso de aminoácidos, reguladores de crescimento e adubação foliar com boro(B) são as técnicas mais recomendadas para a cultura, uma vez que, por ser uma cultura de alto valor agregado, as aplicações destas tecnologias se pagam.

A escolha adequada da variedade, associada ao conhecimento do microclima regional, pode favorecer a produção no decorrer do ano, com incrementos significativos em lucratividade.

Compensa?

Mesmo com o aumento significativo do custo de produção do morangueiro, produzir esta fruta, principalmente com qualidade e na entressafra, é muito vantajoso. Assim, quando este objetivo é alcançado, o beneficio é muito superior ao custo.

Informe Técnico do Morango.

Conheça o nossa loja online.
Siga-nos em nossas mídias socias: Facebook | Instagram.

Categories: