Tela de sombreamento é um tipo de tela que é usada para filtrar a luz solar e reduzir a quantidade de luz que atinge um ambiente. Essa tela é frequentemente usada em áreas externas, como varandas, jardins, pátios e até mesmo em estufas.
Em sistemas produtivos de hortifruticultura, buscamos a uniformidade e o incremento em produtividade, seja no cultivo a campo ou em estufa. A uniformidade da produção em tamanho, estar livre de danos físicos, coloração uniforme, faz com que o consumidor não escolha no mercado, gerando menor desperdício.
Com a crescente demanda por hortaliças de alta qualidade durante o ano todo, se busca investir em sistemas de cultivo que permitam produção adaptada a diferentes regiões e climas do planeta.
Nesse contexto, o uso de técnicas para atenuar a densidade da radiação solar incidente para valores tolerados pelas culturas, com a utilização de telas de sombreamento, resulta em aumento do crescimento e melhora da qualidade dos produtos, contribuindo para melhor desempenho, quando comparado com o cultivo a céu aberto.
Muitas vezes chamadas de sombrites (que é nome comercial), a tela de sombreamento é feita de tecido de polietileno, um material sintético leve e resistente à radiação UV, o que as protege da degradação pelo sol.
Originalmente as telas eram na cor preta, mas hoje temos brancas, vermelhas, azuis, cinzas e aluminizadas, entre outras, cada uma em diversas graduações de cobertura: 18%, 30%, 50%, 70, 80%, para citar as principais.
Quanto maior o valor da graduação, menos a radiação que passa pela tela. A escolha do tipo e a limitação da radiação estão intimamente ligados à cultura e seu ciclo, ao ambiente, sua localização geográfica e à época do ano.
Como o próprio nome sugere, a tela de sombreamento serve para criar uma sombra para algo. As telas pretas, atualmente, são usadas em sistemas de cultivo fora de estufa, os chamados telados, muito utilizados na cultura de tomate a campo, fruticultura e horticultura.
Com a função de limitar a radiação solar, reduzir o impacto das gotas de chuva e ainda proteger de granizo, a graduação das telas pretas é escolhida conforme a localização da propriedade, cultura e época de cultivo.
Para plantas que precisam de mais radiação solar, como o tomate, usamos os valores menores. As telas pretas têm a desvantagem de reduzir a luminosidade no ambiente, por conta da cor, por isso não são recomendadas para uso dentro de estufas.
As graduações mais altas, como 80%, são usadas para sombreamento de rebanhos. Telados também podem ser cons- truídos com os outros modelos e cores de telas.