\

Seja Bem-Vindo a Zanatta Estufas

EnglishPortugueseSpanish

Pimentão em Estufas, mais sabor, qualidade e doçura!

81

Pimentão em Estufas, mais sabor, qualidade e doçura!

Com a busca dos consumidores por alimentos com maior qualidade, um segmento que vem ganhando bastante destaque é o cultivo de pimentões do tipo blocky.

O pimentão do tipo blocky, conhecido também como pimentão quadrado, apresenta formato diferenciado quando comparado ao pimentão comum, o que propicia maior qualidade na elaboração dos mais diversos pratos.

Além do diferencial no formato, esse segmento destaca-se ao oferecer para o consumidor frutos com maior teor de doçura, textura crocante e maior digestibilidade. Por se tratar de um fruto de maior valor agregado, o plantio de pimentões do tipo blocky deve ser realizado preferencialmente em cultivo protegido, uma vez que a qualidade é primordial nesse segmento.

pimentão em estufas

Cultivo Protegido

O cultivo protegido tem como objetivo atenuar as adversidades climáticas, como chuvas fortes, frio e calor, permitindo o cultivo ao longo de todo ano, com bons índices produtivos e alta qualidade.

O cultivo de pimentão blocky em estufas pode ser realizado tanto em estruturas simples e rústicas, quanto em estufas com alta tecnologia. A escolha da estrutura deve considerar o nível de tecnologia da propriedade e o capital disponível para investimentos, uma vez que, quanto mais tecnificada a estrutura, maior o capital requerido.

Além da diminuição das adversidades climáticas, o cultivo protegido possibilita a diminuição do ataque de pragas e doenças, melhor aproveitamento de insumos, uso racional da água e, consequentemente, uma produção de alta qualidade.

Implantação

A implantação do cultivo de pimentão do tipo blocky requer intenso planejamento, desde a escolha da estrutura que será utilizada até a comercialização do produto final.

O cultivo pode ser realizado tanto em canteiros quanto em vasos com substrato. Em caso de cultivo em canteiros, o produtor deve, inicialmente, fazer a análise de solo, a fim de orientar a correção e adubação. Já para o cultivo em vasos, é importante considerar o custo-benefício do material que será utilizado e da disponibilidade dessa matéria-prima na região produtora.

Outro fator que deve ser avaliado no momento da implantação é como as plantas serão tutoradas. O tutoramento do pimentão pode ser realizado de forma horizontal ou vertical. A escolha do método de tutoramento deve considerar a estrutura da estufa, o custo dos tu- tores e a disponibilidade de mão de obra para realização da atividade.

Mudas

O pimentão, assim como outras hortaliças da família solanácea, é acometido por diversas pragas e doenças. A escolha da cultivar deve priorizar materiais que possuam algum tipo de resistência.

Além da presença de resistência a pragas e doenças, a cultivar utilizada deve, preferencialmente, ser precoce, bem adaptada às condições climáticas, possuir um bom padrão de fruto e ter índices produtivos desejáveis.

Porém, por se tratar de um nicho de mercado, a oferta de sementes de pimentão blocky ainda é pequena, quando comparada à oferta de sementes de pimentão comum, fazendo com que haja poucas opções de sementes no mercado.

Manejo

O manejo da produção de pimentão blocky deve, preferencialmente, ser baseado nos princípios da produção integrada. A produção integrada surgiu na Europa no fim da década de 1970, sendo adotada no Brasil a partir de 2001.

O sistema de produção integrada preconiza o uso das boas práticas agrícolas, ambientais e trabalhistas pré-determinadas na condução da cultura. A produção tradicional prioriza o controle químico como principal estratégia de manejo de pragas e doenças, enquanto a produção integrada preconiza o monitoramento como ferramenta principal para a tomada de decisão.

De acordo com a Embrapa, o monitoramento de pragas e doenças durante o manejo da cultura do pimentão é capaz de reduzir em torno de 30% a aplicação de produtos químicos na lavoura, o que traz inúmeros benefícios, tanto ao produtor quanto ao consumidor final.

O controle químico também pode ser utilizado, porém, dentro de limites determinados que não interfiram na sanidade do alimento, na saúde do produtor e no meio ambiente.

Além do controle químico, outras estratégias devem ser utilizadas, como o uso do controle biológico, realização de controle físico, controle cultural e genético. O manejo de pragas e doenças no cultivo de pimentão blocky deve, então, ser realizado de forma holística, englobando diversas estratégias de manejo e ao longo de todo o ciclo da cultura, a fim de fornecer ao consumidor um pro- duto seguro e com altíssima qualidade.

Beneficiamento e Comercialização

Por se tratar de um produto de altíssima qualidade e alto valor agregado, o beneficiamento é uma etapa estratégica da produção, pois é ele que propicia que o fruto chegue à mesa do consumidor com a mesma qualidade que saiu do campo.

Os frutos podem ser comercializados em embalagens individuais ou a granel – cabe ao produtor optar pelas embalagens que mais atendam seu mercado consumidor. Atualmente, os consumidores estão cada vez mais preocupados com a segurança alimentar. Logo, embalagens com QR Code que permitem o acesso dos consumidores às informações sobre o processo produtivo vêm ganhando cada vez mais espaço nesse segmento.

Por se tratar de um nicho de mercado, ainda faltam informações sobre a média de produção nacional. De modo geral, cada planta de pimentão blocky possui a capacidade de produzir de 6,0 a 8,0 kg de pimentão ao longo de oito a 10 meses de ciclo produtivo.

Confira também outras noticias do nosso blog como:

Cultivo protegido de pimentão, garantia de maior produtividade

Cultivo de Pimentão em estufas agrícolas

Siga-nos em nossas mídias socias: Facebook | Instagram.